Como a gestão de estoque e de processos ajudam você a reduzir desperdícios?
A indústria que quer aumentar a eficiência operacional, ganhar mais tempo e economia nas entregas e reduzir desperdícios, precisa fazer a gestão de toda cadeia produtiva.
Só por meio do gerenciamento será capaz de atentar-se aos detalhes e assim controlar lotes, administrar ordens de produção, reduzir custos e aumentar o controle sobre a mão de obra e insumos.
Não só isso, mudar os processos de produção para controlar corretamente e reaproveitar os descartes.
Não só isso, mudar os processos de produção para controlar corretamente e reaproveitar os descartes.
Não sabe como reduzir os desperdícios da sua indústria, nem como fazer a gestão da empresa corretamente?
Veja, neste post, por que a gestão da cadeia produtiva é importante para redução de custos e desperdícios, e como a indústria pode fazer a gestão de estoque de um jeito simples.
Gestão da cadeia produtiva
A cadeia produtiva envolve uma série de etapas nas quais os insumos passam por algum tipo de transformação até constituir-se no produto final.
Quando o gestor tem controle sobre a cadeia produtiva, ele torna-se capaz de identificar falhas, reduzir o lead-time da indústria (que nada mais é que o tempo entre o recebimento de um pedido e a entrega do produto final) e corrigir problemas durante o processo de produção.
Esse diagnóstico possibilita a ele tomar decisões estratégicas mais rápido, eliminando os gargalos e diminuindo paralisações. Não só isso, gerenciar e controlar as atividades dos colaboradores impedindo, assim, erros e retrabalhos.
A empresa que faz a gestão da cadeia produtiva consegue garantir benefícios excelentes a curto, médio e longo prazo. Entre alguns deles:
- Garantia de um planejamento e controle eficaz;
- Disponibilidade de insumos para a produção;
- Facilidade na tomada de decisão;
- Otimização da mão de obra;
- Controle do desempenho produtivo;
- Redução de desperdícios;
- Contenção de custos operacionais;
- Aumento da produtividade.
A empresa ainda consegue manter o nível ideal de insumos nos estoques, eliminando assim a compra indevida. Também otimizar o tempo de produção, aumentar a qualidade dos produtos, reduzir os custos, organizar cronogramas de produção e aumentar a lucratividade.
Mercado de artefato de cimento
O mercado de artefato de cimento está em expansão e a perspectiva de crescimento está relacionada à necessidade de prazos mais curtos.
Também a necessidade de custos menores, requisitos de qualidade, diminuição de resíduos para minimizar a degradação ao meio ambiente e surgimento de novos tipos de concreto.
Uma vez que o setor pode crescer cada vez mais, a indústria de artefatos de cimento precisa de um gerenciamento eficaz para garantir a qualidade dos produtos. Seja na gestão da empresa, processos ou gestão de estoque.
A falta de controle é o principal fator que gera desperdícios dentro da empresa. Assim sendo, é importante que o gestor faça o gerenciamento correto para identificar todos os gargalos que afetam as atividades e assim deter os desperdícios.
Conseguir reduzir os custos e desperdícios é um desafio para o gestor. Afinal exige o acompanhamento regular de processos, informações, pessoas e também o controle rigoroso sobre o estoque.
Porém, hoje já é possível investir na tecnologia, em ferramentas de gestão, por exemplo, para auxiliar na gestão da empresa, otimização de processos e redução de custos.
Desafio da área de artefatos de cimento
O grande desafio para as empresas da área de artefatos de cimento é conseguir eliminar os desperdícios na produção. Seja em relação ao tempo, insumos ou produtividade.
Um exemplo de desperdício comum dentro das indústrias está relacionado à falta de estoque para a fabricação de peças. Quando isso acontece, o gestor precisa fazer um pedido extra de materiais, o que, consequemente, ocasiona custos mais elevados e um desgaste na negociação com o fornecedor.
Pesquisas apontam que o maior volume de desperdícios está ligado ao tempo de produção e falta de monitoramento de processos. Então se faz necessário que as indústrias busquem soluções para garantir mais agilidade e controle.
Se você acha que a sua indústria pode ficar tranquila quanto a esses dois quesitos, tente responder os seguintes questionamentos:
- Quanto tempo a sua indústria leva para produzir cada produto?
- Quais são os produtos mais produzidos e quanto de material está sendo gasto na produção?
- Qual é o produto que está exigindo mais tempo de fabricação?
- Quanto a indústria está gastando para produzir cada produto?
Se a sua empresa possui mesmo planejamento e controle, você será capaz de responder todas as questões acima facilmente. Do contrário, pode estar precisando melhorar a sua gestão.
Como reduzir o desperdício na indústria de artefatos de cimento
Agora que você já sabe que a gestão da cadeia produtiva, gestão de empresas de artefatos de cimento e gestão de estoque são importantes para a empresa reduzir desperdícios, deve estar se perguntando: “Ok, como posso fazer o gerenciamento de tudo isso na minha indústria?”
Pois bem, já ouviu falar em gestão integrada?
A gestão integrada é um processo administrativo que permite ao gestor analisar a empresa como um todo. Ou seja, ele consegue atentar-se aos detalhes e garantir o controle e a supervisão dentro da indústria.
Como na gestão integrada as informações estão todas centralizadas, pode mensurar e controlar os gastos em um único local. Também acompanhar dados, sempre atualizados, que permitem uma gestão mais eficiente.
Não só isso, gerar relatórios e indicadores com dados precisos e transparentes, o que contribui para uma tomada de decisão mais assertiva e estratégica.
Uma vez que possui uma visão ampla sobre todos os procedimentos e informações, o gestor se torna capaz de otimizar atividades, melhorar entregas e reduzir desperdícios. Também fazer uma análise mais detalhada para identificar falhas, corrigir problemas, controlar gastos e até monitorar o ciclo produtivo.
Legal não é?
Assim sendo, ficam os seguintes questionamentos:
- Se a fabricação de um produto está exigindo muito tempo de produção, o que pode ser alterado no processo para agilizar a fabricação?
- Não seria vantajoso terceirizar parte da produção para ganhar mais eficiência?
- Se você sabe que aquele produto é o que mais tem saída no mercado, porque não renegociar com fornecedores e comprar uma quantidade maior por um preço mais acessível?
Se você ainda não conhece uma ferramenta que permite fazer a gestão de estoque, processos e gestão de empresas de artefatos de cimento em um único software, conheça o iZY, um sistema de gestão on-line que pode revolucionar a forma com que você gerencia a indústria por meio da gestão integrada.
29 de Julho de 2020
Tags:
artefatos gestão de empresas de artefatos de cimento gestão de estoque gestão para empresa desperdicio artefatos de cimentoCategorias
ARTEFATOS COMPRAS COMUNICAÇÃO CONTADOR ESTOQUE FINANÇAS GESTÃO HISTÓRIAS DE SUCESSO INDIQUE & GANHE MADEIREIRA MARMORARIA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTÍCIAS PRODUÇÃO SERVIÇOS TECNOLOGIA VENDAS VISTORIA VEICULARPosts Recentes
Planejamento Tributário: por que é importante?06 de Novembro de 2024 6 alternativas para sua marmoraria se destacar
15 de Outubro de 2024 Utilizando o CRM como propulsor de novas oportunidades.
11 de Setembro de 2024 Quer aumentar as vendas? Veja 5 dicas que vão te ajudar!
16 de Abril de 2024 Case de Sucesso: Eficiência e dados estratégicos na marmoraria Dimagra
18 de Março de 2024 5 estratégias práticas e eficientes para acabar de vez com os problemas na marmoraria!
14 de Março de 2024 Aumente o faturamento da madeireira: 5 formas de otimizar a produção
21 de Fevereiro de 2024 Potencialize a tomada de decisão com relatórios de custos de produção
23 de Janeiro de 2024 Como atingir a excelência operacional em empresas de artefatos de cimento?
20 de Dezembro de 2023 Marmoraria: veja 7 estratégias para atrair e fidelizar novos clientes
15 de Novembro de 2023