Potencialize a tomada de decisão com relatórios de custos de produção
Os custos de produção referem-se aos gastos financeiros incorridos no processo de fabricação ou obtenção de produtos e serviços. Esses custos podem integrar a categoria de fixos, semifixos ou variáveis.
Acompanhar esses custos é uma prática muito importante para o dono ou gestor da empresa determinar a viabilidade e a rentabilidade de um projeto. Os relatórios de custos de produção são documentos que auxiliam nesse processo de monitoramento.
Você já utiliza essa ferramenta a favor da sua gestão? Sabe usar corretamente? No artigo explicamos tudo que é preciso saber para você fazer um bom uso desses relatórios. Acompanhe!
Relatórios de custos de produção: qual sua importância
Os relatórios de custos de produção nada mais são que documentos que registram o quanto a empresa gastou em um determinado projeto. Essas informações podem ser usadas pelo gestor ou proprietário da indústria para avaliar, por exemplo:
Quais áreas e etapas do processo do produto são mais e menos custosas;
Qual é o total de custos fixos, semifixos e variáveis;
Quais itens contribuem de forma significativa para os lucros e quais precisam de ajustes;
Qual é o ponto de equilíbrio dos gastos.
Ao fazer essa análise, os responsáveis pelo gerenciamento conseguem melhorar o controle sobre as despesas e os recursos financeiros, tomando decisões mais estratégicas e embasadas para ampliar sua margem de retorno e a lucratividade da produção.
Vale dizer que o uso dos relatórios de custos de produção também pode proporcionar outras vantagens, como maior precisão na classificação dos custos e agilidade na precificação correta dos itens.
O que integra os relatórios de custos de produção
Por ser um documento que registra todos os dados financeiros da produção, o relatório de custos vai conter os seguintes informativos:
Período
Data em que serão realizados o levantamento e o registro dos dados financeiros de produção. O ideal, nessa categoria, é que o período sempre seja dado no início da fabricação das peças até a sua conclusão.
Produtos
Lista de todos os produtos que serão fabricados no período de tempo estipulado. Na hora de inserir as informações no relatório, pode-se separar os custos por tipo de produto.
Custos
Todos os gastos envolvidos na produção das peças. Aqui os custos serão classificados como custos diretos fixos, semifixos ou variáveis:
Custos diretos: aqueles que estão diretamente atribuídos ao produto ou à atividade principal da empresa. Por exemplo, mão de obra direta, embalagens, depreciação de equipamentos, entre outros;
Custos fixos: aqueles que não variam com a quantidade de produção. Aqui temos gastos com aluguel de instalações, salários dos operadores de máquinas e outros;
Custos semifixos: aqueles que contemplam uma parte fixa e uma parte variável, como é o caso de água e energia elétrica que podem integrar tanto o chão de fábrica como o administrativo;
Custos variáveis: aqueles que mudam proporcionalmente à quantidade de itens produzidos. Temos aqui matérias-primas, mão de obra, embalagens e outros insumos que aumentam à medida que a produção aumenta.
Custos e despesas são a mesma coisa?
Não, mas muitos profissionais acabam confundindo os termos e por isso nem sempre o relatório de custos é preciso.
Para assegurar que os dados no documento estejam certos e que eles contribuam, de fato, na tomada de decisão, é importante compreender que os custos são os valores diretamente associados à produção, enquanto as despesas são gastos associadas à manutenção do negócio.
Tudo aquilo que for administrativo (aluguel do escritório, honorários, seguros e viagens corporativas, por exemplo) não deve compor o relatório de custos.
LEIA TAMBÉM | PCP: dicas para otimizar o processo de produção
Como acompanhar os custos de produção
Acompanhar os custos de produção não é uma prática difícil, mas requer atenção por parte do gestor.
Primeiramente, é necessário que o profissional identifique todos os elementos que compõem os custos do chão de fábrica, desde matérias-primas até mão de obra.
Em seguida, será preciso categorizar esses custos em fixos (que permanecem constantes), semifixos e variáveis (que mudam com a produção). Isso fornecerá uma visão clara da estrutura de gastos.
A seguir, o mesmo deverá utilizar ferramentas como planilhas, softwares e até mesmo o próprio relatório de custos de produção para registrar cada gasto relacionado à fabricação dos itens. Aqui é muito importante atualizar esses registros regularmente, preferencialmente após cada ciclo produtivo.
Assim que tiver todas as informações lançadas nas ferramentas, será preciso analisar os dados para identificar quais operações são mais e menos custosas, e elaborar medidas proativas que ajudem a otimizar os custos de produção e manter o equilíbrio financeiro.
Por exemplo, se avaliar que os gastos com embalagem estão muito altos, o profissional pode iniciar o contato com novos fornecedores para conseguir preços mais em conta ou então mudar o formato das embalagens para reduzir os custos.
Por que a tecnologia é indispensável para gerar relatórios de custos de produção
No cenário atual, empresas que conseguem tomar decisões ágeis obtêm um diferencial que as destacam diante da concorrência. O gestor que identifica processos muito custosos, por exemplo, pode atuar rapidamente para reduzir esses custos e entregar um preço mais acessível ao mercado.
Da mesma forma, pode organizar o orçamento para que sobre recursos financeiros para a empresa investir em marketing e novos projetos que ajudam a atrair e fidelizar mais compradores.
Para tomar decisões ágeis é necessário, no entanto, o uso de tecnologias. Fazer o levantamento de todos os custos e acompanhar as movimentações manualmente pode atrasar os processos de coleta de dados e análise, deixando a empresa mais lenta para atuar.
O iZY é um sistema de gestão on-line que permite a automatização de processos para a geração de relatórios. A partir da tecnologia você pode automatizar o lançamento de dados, otimizar as análises sobre a produção e conquistar uma tomada de decisão estratégica ágil!
Amplie o controle sobre os custos e melhore a lucratividade do seu negócio a partir de uma solução moderna e intuitiva. Conheça o iZY!
23 de Janeiro de 2024
Tags:
Custos de produção Relatórios Gestão financeira Viabilidade Rentabilidade Controle de despesasCategorias
ARTEFATOS COMPRAS COMUNICAÇÃO CONTADOR ESTOQUE FINANÇAS GESTÃO HISTÓRIAS DE SUCESSO INDIQUE & GANHE MADEIREIRA MARMORARIA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTÍCIAS PRODUÇÃO SERVIÇOS TECNOLOGIA VENDAS VISTORIA VEICULARPosts Recentes
Utilizando o CRM como propulsor de novas oportunidades.11 de Setembro de 2024 Quer aumentar as vendas? Veja 5 dicas que vão te ajudar!
16 de Abril de 2024 Case de Sucesso: Eficiência e dados estratégicos na marmoraria Dimagra
18 de Março de 2024 5 estratégias práticas e eficientes para acabar de vez com os problemas na marmoraria!
14 de Março de 2024 Aumente o faturamento da madeireira: 5 formas de otimizar a produção
21 de Fevereiro de 2024 Potencialize a tomada de decisão com relatórios de custos de produção
23 de Janeiro de 2024 Como atingir a excelência operacional em empresas de artefatos de cimento?
20 de Dezembro de 2023 Marmoraria: veja 7 estratégias para atrair e fidelizar novos clientes
15 de Novembro de 2023 Sistema de gestão: como escolher o melhor para a empresa?
16 de Outubro de 2023 Gestão de Pessoas: importância, vantagens e dicas para pôr em prática
13 de Setembro de 2023